28
 / 
04
 / 
2021

Dicas de limpeza e manutenção de Pedras Naturais

Não é segredo que as Pedras Naturais estão entre os materiais mais procurados para a construção civil. Sua beleza, suas cores e suas formas atraem os olhos e trazem sofisticação para qualquer ambiente.

Porém, é muito importante que você tome os cuidados necessários para manter a sua Pedra mais vivaz e conservada possível. Pensando nisso, compilamos algumas dicas de limpeza e manutenção das Pedras Naturais:

1. Utilize apenas água e sabão na limpeza

No caso das Pedras Naturais, as soluções mais simples são as mais efetivas.

Sabemos que cada pedra tem a sua particularidade. Existem pedras duras e macias. Existem rochas vulcânicas e sedimentares. Cada uma, em teoria exige um tipo de cuidado diferente, adaptado às suas especificidades.

Entretanto, temos um ponto de contato: a água e o sabão neutro. Apesar das diferentes características das Pedras Naturais, a água e o sabão neutro não agridem a superfície das Pedras e são a solução perfeita para você que deseja limpar as suas Pedras Naturais e não sabe que produto utilizar. Por vezes, apenas o uso do jato d’água é suficiente para uma limpeza efetiva!

É claro que existem produtos específicos, os chamados “limpa-pedras”, que servem para limpeza e manutenção das rochas. Entretanto, recomendamos cautela e uma boa pesquisa a respeito do produto comprado e da pedra que você possui.

A aplicação de um produto indevido, assim como de alguns produtos de limpeza convencionais, pode agredir a sua pedra ao ponto de danificá-la. Por isso, evite produtos de limpeza abrasivos ou que possuam ácido e alcalino em sua composição, pois há chances de você danificar sua rocha ornamental!

2. Evite produtos químicos ou domésticos com corante

Produtos químicos que contém corantes são grandes inimigos das pedras naturais, podendo interferir na sua cor!

Como vimos no tópico anterior, alguns produtos de limpeza, mesmo os domésticos, têm a capacidade de danificar a sua pedra (principalmente se esta for mais porosa).

Alinhado a isso, temos o problema do corante. Toda pedra possui um grau de porosidade, quanto mais porosa, mais macia, quanto menos porosa, mais dura. Por isso, mesmo usando um produto que não agrida a sua pedra, o produto irá, inevitavelmente, se infiltrar em sua superfície.

Por isso, evite produtos com corantes! Seu uso pode interferir na cor de sua rocha, criando “manchas” ou até mesmo alterando a cor de toda a superfície ao longo do tempo. Opte pelos produtos neutros e não corra o risco de danificar a sua pedra!

3. Impermeabilização = mais vida útil para a rocha

Impermeabilizar as pedras usadas nas cozinhas e banheiros é essencial para aumentar a vida útil do material! [Material: Arabescatus]

Sabemos que as Pedras Naturais possuem poros. Mesmo utilizando o produto adequado e tomando todos os cuidados, a tendência é que a rocha se desgaste com o decorrer do tempo, absorvendo líquidos e outros resíduos.

Por conta disso, uma solução para este tipo de problema é a impermeabilização da sua Pedra Natural. A aplicação de um impermeabilizante funciona como uma espécie de película protetora, “fechando” os poros de sua pedra e impedindo que ela absorva qualquer tipo de resíduo.

Assim, ela manterá a sua vivacidade por mais tempo, mantendo as suas formas e cores como se fosse nova.

4. Fuja da ação direta do sol, chuva ou névoa

Evitar a exposição das pedras naturais em ambientes externos é importante para não desgastar o material. Aqui, bancada feita com o Alpinus Super Crystal para mostra de arquitetura (Casacor ES 2018).

As Pedras Naturais não são indestrutíveis, isso é evidente. As intempéries do clima podem desgastar a sua rocha com o decorrer do tempo, criando fissuras, rachas ou desbotando-as, por exemplo.

Por isso, caso a sua intenção seja manter a sua Rocha Ornamental em perfeitas condições por muito tempo, recomenda-se evitar os ambientes externos ou expostos ao Sol, à chuva ou à névoa.

É claro que é possível utilizar as rochas ornamentais em ambientes externos. Entretanto, a sua escolha deve ser bem calculada, levando em consideração a sua resistência, adequação e o próprio processo de desgaste ao longo do tempo.

Magban