Decoração com pedras exóticas: a nova tendência mundial

Veja Também:
Dicas de limpeza e manutenção de Pedras Naturais
6 motivos para usar o Quartzito em seus projetos de arquitetura!
Como criar espaços elegantes e aconchegantes com a neuroarquitetura!
Entre os diversos elementos naturais que podem ser utilizados para construção e decoração estão as pedras exóticas.
Esses elementos são considerados uma categoria premium de pedras, conferindo luxo, sofisticação e ousadia aos ambientes criados ou decorados com eles.
Seja um espaço residencial, seja um espaço corporativo, qualquer local projetado para aplicação de pedras exóticas se torna um lugar único, de personalidade e com senso estético incomparável.
Uma das novas tendências mundiais de arquitetura e design, esse tipo de pedra vem sendo cada vez mais utilizada. Personalidades como o rapper Drake e a übermodel Gisele Bündchen estão na lista de pessoas que quem têm espaços com pedras exóticas da Magban.
Confira, neste artigo, um pouco mais sobre essas pedras, quais tipos existem, em quais locais podem ser utilizadas e o que é preciso para tê-las também nos seus ambientes.
O que são as pedras exóticas?
Tendência em diversos países, as pedras exóticas chegam com força nos projetos arquitetônicos aqui do Brasil.
Agora, você deve estar se perguntando o que as diferem das demais pedras naturais que as tornam tão especiais, certo? Nós vamos explicar!
A principal diferença entre uma pedra natural comum e uma pedra exótica é a sua composição, desenho e movimentos.
Por exemplo, o mármore é formado, basicamente, por calcita. Já o granito por minerais, tais como o feldspato, mica e o quartzo. Naturalmente, a formação dessas pedras segue um determinado padrão, o que as tornam, teoricamente, comuns, porém não menos belas.
No caso das pedras exóticas, algo nesse processo é modificado pela natureza. Alguns exemplos de mudanças que podem acontecer: atividade vulcânica, ação do intemperismo (vento, sol e chuva), entre outras.
Essas alterações fazem com que a composição dessas pedras mudem, assim como as suas características visuais, incluindo cores e veios.
Por serem fenômenos que estão fora do controle humano, essas pedras são vistas como exóticas, raras e têm qualidades e padrões que as diferem das demais pedras naturais.
Quais são os tipos de pedras exóticas existentes?
A extração das pedras exóticas acontece em diversos lugares pelo mundo, tais como na Turquia, no Paquistão, na Itália e principalmente aqui no Brasil.
Entre as variadas categorias de pedras exóticas que podem ser utilizadas em projetos de arquitetura e design, estão:
- quartzito: como o candelarius. Uma pedra de tonalidade creme, com delicados veios dourados e marrons;
- granito: como o avocatus. Uma pedra verde-escuro, com manchas cinzas e brancas;
- mármore: como o mandala. Pedra com veios marcantes sobre fundo branco, bege ou marrom.
Quais cuidados é preciso ter com as pedras exóticas?
Apesar das pedras exóticas possuírem grande resistência, é preciso cuidado no armazenamento e manutenção para que sua beleza seja de longo prazo.
Em relação ao mármore, deve-se ter uma atenção maior às manchas por ser uma pedra de menor resistência ao manchamento em comparação aos granitos. Então, ao derramar qualquer tipo de líquido, sua limpeza tem que ser feita de forma imediata com produtos de pH neutro. Evite os que contenham álcool, vinagre, amônia, e produtos abrasivos
O granito também merece atenção na sua higienização. Ela deve ser feita com água, pano úmido e detergente neutro. A impermeabilização também é uma boa maneira de preservar o material, pois com a selagem da pedra evita-se a penetração de líquidos, que podem manchar.
Quando se trata de espaços externos, as variações do clima podem agredir a sua pedra com o passar do tempo, criando fissuras, rachas ou desbotando-as.
Então, se você deseja incluir pedras no exterior do seu ambiente, faça uma escolha assertiva, levando em consideração a resistência, adequação e o processo de desgaste da pedra ao longo do tempo.
Em quais locais as pedras exóticas podem ser utilizadas?
As pedras exóticas podem ser utilizadas em diferentes espaços de um imóvel, incluindo áreas internas, áreas externas, decoração e móveis. Vale destacar que essas aplicações são válidas tanto para residências quanto para ambientes corporativos.
O segredo é alinhar o aspecto da pedra escolhida ao cenário e atmosfera que se deseja criar.
Sozinhas ou combinadas com outros elementos, esse tipo de pedra pode ser utilizado para:
- revestimento de paredes;
- pisos;
- criação de bancadas;
- criação de mobiliários, a exemplo das mesas;
- criação de objetos de decoração.
Aqui, vale destacar também que apesar da grande gama de utilidade do material, cada tipo de pedra exótica pode ou não ser aplicada em espaços específicos em um imóvel. Isso quer dizer que elas são muito bem aceitas em halls de entrada, cozinhas, espaços gourmet, salas, escritórios, banheiros etc, mas que sua aplicação vai depender do tipo de pedra e também do acabamento que ela recebe.
Onde encontrar as pedras exóticas?
Achou interessante e quer saber como ter pedras exóticas nos seus ambientes? Então acesse agora mesmo o nosso site e confira uma enorme variedade de pedras exóticas que podem ser utilizadas em diferentes espaços e tipos de projetos.