Pedras para bancada: como escolher a melhor opção para a cozinha?

O projeto de uma cozinha sempre vai variar de acordo com a personalidade e estilo de cada cliente, não é mesmo?
Seja aquele que opta por um ambiente mais clássico, até o que opta pela ousadia de cores, a principal função de um arquiteto é fazer com que o cliente se sinta abraçado naquele ambiente.
Por isso, a escolha que precisa ser feita com muito cuidado é a de qual, entre as vários modelos de pedras para bancada, será a ideal para aquele ambiente. Confira, a seguir, quais são as melhores opções e faça sua escolha!
Granito
O granito está entre uma das pedras mais escolhidas para bancada. Isso, porque, além da sua beleza, ele também traz diversos benefícios:
- facilidade de limpar: Apenas dois produtos são necessários para a limpeza das pedras: água e sabão neutro. Por vezes, o uso do jato d’água já é suficiente para uma higienização efetiva!
- resistência: o granito é uma pedra bem rígida, o que faz com que tenha alta resistência contra arranhões, riscos e calor. Essa característica também demonstra que é um material bem durável;
- Variedades de cores: de cozinhas clássicas até as mais modernas, com certeza você encontrará um tom de granito que se enquadre ao seu projeto, uma vez que a pedra possui diversas cores, como preto, amarelo, vermelho e tons mais claros como o branco.
- não absorve água: por ser formado por 3 tipos de minerais, o granito é uma das pedras menos porosas, o que dificulta a infiltração. Essa característica também ajuda a evitar manchas, já que é mais difícil que a rocha absorva o resíduo.
Quartzito
Quando a escolha do cliente é uma opção mais "clean", o quartzito em seus diferentes tons de branco é uma excelente qualidade. Além dessa característica, a pedra também:
- não absorve água e quase não mancha: pois, assim como o granito, a rocha possui pouca porosidade;
- apresenta ação bactericida: o que é importantíssimo para um ambiente de manuseio e manipulação de alimentos;
- limpeza fácil: basta passar um pano com água morna e detergente neutro para que ela fique como nova mais uma vez.
Xisto
Marcantes e poderosas, bancadas de xisto trazem um charme especial às cozinhas, com o ar industrial. Confira, a seguir, algumas de suas características:
- mantém o ambiente fresco: por ser um material frio, o xisto ajuda a manter a cozinha em uma temperatura agradável, mesmo em dias mais quentes;
- é pouco porosa: embora apresente mais poros do que as pedras já mencionadas, o xisto pode ser polido e, dessa forma, se torna totalmente impermeável, o que o torna uma excelente alternativa para cozinhas;
- durabilidade: além de resistente aos riscos, a rocha também lida bem com altas temperaturas, podendo colocar sob a bancada de xisto panelas quentes, sem risco de danificar o material.
Anfibolito
Bancadas de anfibolito trazem um ar de modernidade e sofisticação para qualquer cozinha. Veja suas características:
- conduz muito bem o calor: nada de ambientes muito quentes ou muito frios, o anfibolito ajuda a manter uma temperatura agradável;
- resistência: assim como as outras pedras mencionadas, o anfibolito é resistente a riscos e ao calor;
- baixa porosidade: a rocha apresenta baixa porosidade, podendo ser polida para se tornar 100% impermeável.
A Magban é pioneira em levar as pedras naturais brasileiras para o mundo, e se consolidou entre as 10 maiores exportadoras de mármore, granito e quartzito do país. Hoje, é a 5ª maior do Brasil e a 10ª do mundo, sendo fornecedora de rochas para decorações e revestimentos.
Quer encontrar uma marmoraria com nossos produtos? Entre em contato conosco!