Conheça os principais tipos de pedras para piso!

Tradicional para ambientes externos, as pedras para piso têm sido cada vez mais procuradas para a execução de projetos modernos, levando sofisticação e elegância também ao espaço interno.
Atualmente, a busca por ambientes com pedras naturais aumentou devido à possibilidade de adotar infinitos modelos, com diferentes opções. Contudo, o sucesso das pedras para piso se dá, principalmente, pelo aspecto natural que leva a resultados sofisticados e exclusivos.
A seguir, conheça os principais tipos de pedras para piso e saiba como escolher o ideal para sua obra!
Principais tipos de pedras para piso
Entre as vantagens de utilizar pedras no ambiente interno, a que se destaca é o fato de não precisar se preocupar com materiais resistentes às intempéries climáticas, assim como peso elevado e grande circulação.
Os diferentes estilos de pedras para piso, além de agregarem valor estético ao projeto, também oferecem diversas vantagens para a construção, seja por suas características de durabilidade, resistência, propriedade antiderrapante ou capacidade de isolamento térmico apresentada em alguns modelos.
Veja abaixo, os principais tipos de pedras para piso utilizadas no mercado de construção atual.
Granito
O granito é outra entre as pedras para piso que tem sido muito utilizada. Por sua beleza e imponência, o material é utilizado há milhares de anos na arquitetura, desde a construção de túmulos de faraós, templos e igrejas construídas por romanos, até as obras realizadas hoje.
Derivado de rocha ígnea, ou seja, magmática, o granito se forma no interior da crosta terrestre, resultando de um lento resfriamento e solidificação do magma.
Com cores variadas que podem assumir tons avermelhados, cinza, verde, azul e marrom, a pedra é uma excelente escolha para levar elegância ao interior do ambiente.
Quartzo
O quartzo é um dos minerais mais abundantes da terra que se origina de rochas metamórficas. Essa pedra oferece grande variedade de cores, além disso, é um material muito resistente. Por esse motivo, está entre as pedras para piso mais escolhidas para espaço internos. Na maioria das vezes, apresenta superfície polida.
Xisto
Sendo uma das pedras mais utilizadas por arquitetos nos projetos, o xisto é ideal para pisos pela sua resistência e composição impermeável. Ele é uma rocha metamórfica de estrutura densa, foliada e de grão fino. Essas características facilitam sua aplicação, dando ao ambiente mais sobriedade e integridade.
Quartzito
Assim como o quartzo, o quartzito é uma rocha metamórfica. Essa pedra pode ser aplicada de forma incrível nos mais diversos ambientes, levando requinte para os projetos arquitetônicos.
O quartzito é liso e vítreo, parecido com o mármore. Trata-se de um material puro, que pode ser encontrado em tons brancos ou cinza. No entanto, existem outras variações de cores do quartzito, resultado da combinação com outros minerais.
Com tons que passam do cinza claro até marrom mais escuro, o quartzito possui diversas colorações sofisticadas que podem ser utilizadas na criação de ambientes únicos. Assim como o quartzo e o granito, o quartzito é uma pedra de alta resistência, levando-o a ser mais utilizado em projetos, de forma versátil.
Natural
Além das pedras para piso acima, também são utilizadas outras rochas naturais, como São Tomé, Mineira, Goiás e Basalto. Essas pedras são resistentes e antiderrapantes.
Como escolher o tipo de pedra para piso
As pedras ornamentais apresentam diferentes funções no projeto. Considerados elementos de beleza e estilo, as pedras para piso podem variar de um ambiente para outro, funcionando como preservação e proteção dos espaços em que são aplicadas.
Por serem resistentes e versáteis, as pedras são excelentes opções para bancadas e outros revestimentos. Contudo, escolher as pedras para piso é uma tarefa que exige atenção, visto que alguns fatores devem ser considerados no momento da decisão.
A seguir, veja o que você deve observar antes de escolher as pedras para o piso de sua obra.
Avalie as características e usos do local onde será aplicada
As rochas naturais podem ser usadas em diferentes etapas da construção civil, considerando que cada uma tenha um propósito.
Cada material diferencia-se pelo tipo de solo em que foi constituído, assim como minerais de sua composição e processo geológico a que foi submetido. Tais variações são responsáveis por determinar como as pedras devem ser aplicadas no ambiente.
Por isso, é importante entender que a utilização inadequada das pedras para piso pode causar o desgaste precoce, além de prejuízos econômicos. Desse modo, é fundamental conhecer as características de cada pedra, avaliando o melhor local para sua aplicação sem maiores problemas.
Harmonize com o restante da decoração
Outra dica importante é harmonizar o modelo com o restante da decoração. Sua casa segue o estilo clássico? Moderno? Rústico? Análise essa característica antes de fazer sua escolha.
Afinal, as pedras naturais são versáteis e oferecem modelos para diferentes estilos. Locais mais rústicos, por exemplo, podem ser revestidos por cortes mais brutos.
Utilize material de qualidade
Além de escolher o modelo adequado, para não errar ao utilizar pedras para piso na obra é muito importante dar preferência para materiais de qualidade. Isso porque, a durabilidade das rochas dependerá não só do tipo de material e aplicação, mas também da sua qualidade.
Ao escolher uma empresa que ofereça um material de qualidade, é possível investir em um produto natural de alta durabilidade, que resulte em beleza e sofisticação. O uso das pedras para piso em áreas internas e externas apresenta poucos cuidados necessários, visto que a manutenção se dá quase sozinha.
Conte com um fornecedor de confiança
Contar com fornecedores de confiança é fundamental no momento de escolher as pedras certas para sua obra.
Conte com uma empresa que ofereça atendimento personalizado, oferecendo as melhores soluções para cliente de modo a alcançar sua satisfação e possa indicar a melhor opção para você.
Prefira fornecedores que contam com jazidas próprias e produtos alinhados com a qualidade, apresentando excelente gestão de processos de produção e também que seja certificada pelo Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001.
Utilize pedras naturais exclusivas
Atualmente, a maioria das pessoas prefere pedras que tenham aparência natural, ainda que sejam manipuladas para oferecer uma melhor textura, durabilidade, entre outras características.
Durante o redesign de um ambiente, por exemplo, existe a possibilidade de remover uma pedra natural para mudá-la de ambiente ou até mesmo transformá-la em algum objeto.
Além disso, a utilização consciente de recursos é uma forma de reduzir o impacto ao meio ambiente, reutilizando materiais para a criação de ambientes sem afetar o ecossistema.
Agora você já sabe como é importante conhecer as diferentes características das pedras para piso antes de escolher a que melhor preencha as necessidades de sua obra. Por isso, lembre-se de todas as dicas citadas acima antes de tomar uma decisão!
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais! Assim, seus amigos também poderão saber como escolher as pedras para piso.